NOSSO MENU

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Manipulação de Strings em JavaScript

 Post 8: Manipulação de Strings em JavaScript

```

Strings são sequências de caracteres usadas para armazenar texto. Neste post, vamos mostrar como manipular strings em JavaScript.


Exemplo:

<script>

    // Exemplo de manipulação de strings em JavaScript

    var nome = "Maria";



    var sobrenome = "Silva";

    var nomeCompleto = nome + " " + sobrenome;

    alert(nomeCompleto); // Saída: Maria Silva

</script>

```



Requisições Assíncronas com XMLHttpRequest

 Post 9: Requisições Assíncronas com XMLHttpRequest

```

XMLHttpRequest é um objeto usado para fazer requisições assíncronas em JavaScript. Neste post, vamos aprender como fazer requisições AJAX usando XMLHttpRequest.


Exemplo:

<script>

    // Exemplo de requisição assíncrona com XMLHttpRequest

    var xhttp = new XMLHttpRequest();

    xhttp.onreadystatechange = function() {

        if (this.readyState == 4 && this.status == 200) {

            alert(this.responseText);

        }

    };

    xhttp.open("GET", "https://api.example.com/data", true);

    xhttp.send();

</script>

```


Post 10: Manipulação de Data e Hora em JavaScript

```

JavaScript possui recursos para trabalhar com datas e horas. Neste post, vamos mostrar como manipular e formatar datas em JavaScript.


Exemplo:

<script>

    // Exemplo de manipulação de data e hora em JavaScript

    var dataAtual = new Date();

    var dia = dataAtual.getDate();

    var mes = dataAtual.getMonth() + 1;

    var ano = dataAtual.getFullYear();

    alert(dia + "/" + mes + "/" + ano); // Saída: 05/06/2023

</script>

```


Esses são apenas exemplos básicos para cada tópico. Você pode expandir esses posts com mais explicações, exemplos avançados e detalhes relevantes para cada assunto.


Manipulação de Data e Hora em JavaScript

 Post 10: Manipulação de Data e Hora em JavaScript

```

JavaScript possui recursos para trabalhar com datas e horas. Neste post, vamos mostrar como manipular e formatar datas em JavaScript.


Exemplo:

<script>

    // Exemplo de manipulação de data e hora em JavaScript

    var dataAtual = new Date();

    var dia = dataAtual.getDate();

    var mes = dataAtual.getMonth() + 1;

    var ano = dataAtual.getFullYear();

    alert(dia + "/" + mes + "/" + ano); // Saída: 05/06/2023

</script>

```



Vamos considerar um exemplo simples de um grafo não direcionado para ilustrar as operações mencionadas:

Vamos considerar um exemplo simples de um grafo não direcionado para ilustrar as operações mencionadas:


```

G = {

    'A': {'B', 'C'},

    'B': {'A', 'C'},

    'C': {'A', 'B'}

}

```


Neste exemplo, temos três vértices: A, B e C. Agora, vamos mostrar exemplos de como realizar cada operação:


1. `adjacencia(G, x, y)`: Testa se existe uma aresta do vértice x para o vértice y.

   - Exemplo: `adjacencia(G, 'A', 'B')` retorna `True`, pois há uma aresta de A para B.


2. `vizinhos(G, x)`: Apresenta a lista de todos os vértices y tais que existe uma aresta do vértice x para o vértice y.

   - Exemplo: `vizinhos(G, 'A')` retorna `['B', 'C']`, pois os vértices B e C são vizinhos de A.


3. `adiciona_vertice(G, x)`: Adiciona o vértice x, se ele não estiver lá.

   - Exemplo: Após chamar `adiciona_vertice(G, 'D')`, o grafo G fica assim:

   ```

   G = {

       'A': {'B', 'C'},

       'B': {'A', 'C'},

       'C': {'A', 'B'},

       'D': set()

   }

   ```


4. `remove_vertice(G, x)`: Remove o vértice x, se este existir.

   - Exemplo: Após chamar `remove_vertice(G, 'B')`, o grafo G fica assim:

   ```

   G = {

       'A': {'C'},

       'C': {'A'}

   }

   ```


5. `adiciona_aresta(G, x, y)`: Adiciona a aresta do vértice x para o vértice y, se ela não existir.

   - Exemplo: Após chamar `adiciona_aresta(G, 'A', 'D')`, o grafo G fica assim:

   ```

   G = {

       'A': {'C', 'D'},

       'C': {'A'},

       'D': {'A'}

   }

   ```


6. `remove_aresta(G, x, y)`: Remove a aresta do vértice x para o vértice y, se esta existir.

   - Exemplo: Após chamar `remove_aresta(G, 'A', 'C')`, o grafo G fica assim:

   ```

   G = {

       'A': {'D'},

       'C': set(),

       'D': {'A'}

   }

   ```


7. `get_valor_vertice(G, x)`: Retorna o valor associado ao vértice x.

   - Exemplo: Se atribuirmos valores aos vértices, como `G['A'] = 10` e `G['B'] = 20`, então `get_valor_vertice(G, 'A')` retornará `10`.


8. `set_valor_vertice(G, x, v)`: Define o valor associado ao vértice x para v.

   - Exemplo: Se chamarmos `set_valor_vertice(G, 'B', 30)`, o grafo G ficará assim:

   ```

   G = {

       'A': {'D


'},

       'C': set(),

       'D': {'A'},

       'B': 30

   }

   ```


Esses são exemplos simples para ilustrar as operações com grafos de adjacência. Lembre-se de que a implementação real dessas operações dependerá da linguagem de programação que você está usando e da estrutura de dados escolhida para representar o grafo. 

sábado, 3 de junho de 2023

Aqui está uma descrição detalhada de cada uma das brincadeiras de tabuada:

Aqui está uma descrição detalhada de cada uma das brincadeiras de tabuada mencionadas:


1. Tabuada do 2: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 2 em 2, como 2x1, 2x2, 2x3, e assim por diante.


2. Tabuada do 3: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 3 em 3, como 3x1, 3x2, 3x3, e assim por diante.


3. Tabuada do 4: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 4 em 4, como 4x1, 4x2, 4x3, e assim por diante.


4. Tabuada do 5: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 5 em 5, como 5x1, 5x2, 5x3, e assim por diante.


5. Tabuada do 6: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 6 em 6, como 6x1, 6x2, 6x3, e assim por diante.


6. Tabuada do 7: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 7 em 7, como 7x1, 7x2, 7x3, e assim por diante.


7. Tabuada do 8: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 8 em 8, como 8x1, 8x2, 8x3, e assim por diante.


8. Tabuada do 9: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 9 em 9, como 9x1, 9x2, 9x3, e assim por diante.


9. Tabuada do 10: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 10 em 10, como 10x1, 10x2, 10x3, e assim por diante.


10. Tabuada do 11: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 11 em 11, como 11x1, 11x2, 11x3, e assim por diante.


11. Tabuada do 12: Os jogadores praticam a multiplicação dos números de 12 em 12, como 12x1, 12x2, 12x3, e assim por diante.


12. Jogo da Memória com Tabuada: Crie cartas com multiplicação (por exemplo, 4x3) e seus resultados (12). Os jogadores devem encontrar os pares correspondentes ao virar duas cartas por vez.


13. Bingo da Tabuada: Faça cartelas de bingo com multiplicação em vez de números. Chame as multiplicações aleatoriamente e os jogadores marcam os resultados corretos em suas cartelas.


14. Cartelas de Tabuada para completar: Distribua cartelas com multiplicações incompletas (por exemplo, 6x__ = 42) e os jogadores devem preencher os espaços em branco com as respostas corretas.


15. Corrida da Tabuada: Desenhe uma pista de corrida e coloque cartões com multiplicações em cada ponto. Os jogadores devem resolver as multiplicações corretamente para avançar na pista.


16. Jogo de Dominó com Tabuada: Crie


 dominós com multiplicações e resultados. Os jogadores devem conectar as peças corretas, garantindo que as respostas correspondam.


17. Quebra-cabeça da Tabuada: Faça um quebra-cabeça com multiplicações e seus resultados. Os jogadores devem montar o quebra-cabeça, garantindo que cada peça se encaixe corretamente.


18. Caça-Palavras da Tabuada: Crie um caça-palavras com multiplicações e os resultados misturados. Os jogadores devem encontrar e marcar as multiplicações corretas no grid de letras.


19. Jogo de Adivinhação da Tabuada: Um jogador pensa em uma multiplicação e dá dicas para os outros jogadores adivinharem a resposta correta.


20. Competição de Flashcards da Tabuada: Use flashcards com multiplicações e resultados. Os jogadores devem responder corretamente o mais rápido possível para ganhar pontos.


Essas brincadeiras ajudam as crianças a praticar e memorizar as tabuadas de forma divertida e interativa, tornando o aprendizado da matemática mais envolvente e estimulante.

Redes Sociais

anuncios